sábado, 20 de março de 2010

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor, faz de mim um instrumento
de tua paz.
E que eu encontre primeiro, em mim,
a harmoniosa aceitação de meus opostos.
Onde houver ódio, fazei que eu leve o amor.
Aceitando o ódio que possa existir em mim
e compreender todas as faces com que o
amor pode se expressar.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
E que eu me permita ofender para poder
ser perdoado.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
E que eu aceite a discórdia como geradora
da união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Podendo, humildemente, encarar minhas
próprias dúvidas,
Onde houver erros, que eu leve a verdade.
E que a "a minha verdade" não seja a única,
nem os erros sejam só os alheios.
Onde houver desespero, que eu leve
a esperança.
E possa, primeiro, conviver com o desânimo
sem me desesperar.
Onde houver tristeza, que eu leve alegria.
E possa suportar a tristeza, minha e dos
outros, sendo alegre ainda assim.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Após ter passado pelas "minhas trevas"
e ter aprendido a caminhar com elas.
Oh, Divino Mestre...
Faz que eu procure mais: consolar do
que ser consolado.
E que eu saiba pedir e aceitar consolo
quando precisar.
Compreender que ser compreendido.
E me conhecer antes, para ter melhor
compreensão do outro.
Amar que ser amado.
Podendo me amar, em princípio, para
não cobrar o amor que dou.
Pois, é dando que recebemos.
E sabendo receber é que se ensina a doar.
É perdoando que se é perdoado.
E não se perdoa a outro, enquanto não
há perdão por si mesmo.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
E é bem vivendo e amando a vida que
se perde o medo de morrer!.

Nenhum comentário: